O Blog é uma estratégia de
marketing digital utilizada para promover uma empresa, projeto ou imagem
pessoal.
Desde que ele tenha um projeto bem desenvolvido trás muito retorno e possibilidades.
É a partir do blog que o seu
negócio vai ter mais visibilidade. Quanto mais os seus artigos forem lidos,
mais você se torna conhecido e lembrado. A todo tempo as pessoas estão na
internet procurando solução para os seus problemas.
De acordo com o G1 da Globo,
mais de 90% das pessoas pesquisam na web antes de comprar, e 52% das pessoas
que foram entrevistadas procuram informações em blogs.
Veja aqui neste artigo 5
dicas para você criar um blog de sucesso:
É muito importante, que você
faça o planejamento e tenha clareza do objetivo que quer alcançar. O seu blog
tem que ter um conceito definido, para que o público ao entrar se identifique e
decida continuar navegando.
- Público-alvo: Defina quem é o seu público, saiba quais são os problemas que ele está tentando resolver.
- Liste 5 Blogs: Conheça outros blogs que tratam de temas parecidos, busque neles inspiração e os supere!
- Domínio: Tenha um domínio próprio, ele deve ser fácil de ser lembrado e relacionado com o conteúdo que você irá escrever.
- Plataforma: Escolha muito bem a plataforma que irá utilizar, pois é ela que irá impactar o potencial do seu blog.
2. Como escolher a plataforma de um blog
A escolha da plataforma de um
blog está relacionada ao objetivo do seu produto e ao alcance do resultado que
você deseja. Existem várias plataformas, a ideal precisa oferecer:
- Opção de edição de texto nativas;
- Secção de comentários com habilitação e gerenciamento fáceis de usar;
- Personalização de layout;
Melhores plataformas para Blogs:
- Blogger: Mantido gratuitamente pelo Google, está entre as melhores plataformas para se desenvolver um blog. Em uma única conta do Google, o usuário consegue criar vários blogs, com muitos temas gratuitos, e pode personalizar o design com o próprio tema, pois a estrutura de HTML é livre para editar.
- WordPress: Possui um visual limpo e moderno; pode ser utilizado para construir qualquer tipo de site; possui diversas ferramentas de temas e plugins mesmo para versão gratuita; não precisa de conhecimentos técnicos; muitos provedores de hospedagem oferecem planos focados no WordPress.
- Tumblr: É uma plataforma gratuita de blog personalizável que une blog e rede social, oferece maior interatividade com outros blogueiros, ideal para postagens curtas, com texto, vídeos, fotos, citações, gifs. Há opção para criar, curtir, responder e reblogar postagens.
- Medium: Esta ferramenta oferece serviço gratuito para blog, é fácil de usar e possui o visual focado na leitura de textos. É parecido com uma rede social, pois também permite seguir outros blogueiros, comentar, curtir e compartilhar.
São as palavras-chave que vão
colocar o seu blog na primeira página do Google. Com elas você vai gerar mais
tráfego e ser encontrado por milhares de pessoas.
Para escolher as melhores as
palavras-chaves para trabalhar no seu
artigo siga essas estratégias:
- Faça uma lista com as palavras-chave que tenham a ver com a necessidade do seu público-alvo.
- Defina qual será o objetivo da sua estratégia.
- Pesquise as palavras-chave utilizadas pela sua concorrência.
- Utilize ferramentas para encontrar palavras-chave: Google Keywords Planner, Semrush, Google trends; ubersuggest.
- Selecione os resultados mais atrativos (com maior volume de pesquisa e menor concorrência).
- Use a palavra-chave no título, subtítulo e pelo menos três vezes no corpo de todo texto.
- Para um artigo ser rankeado no Google ele tem que ter no mínimo 300 palavras.
- Foque todo o seu artigo em uma ou duas palavras-chave.
4. Como escrever
artigos para Blogs
As pessoas vão se conectar
com a sua imagem pelos seus conteúdos. Para começar a escrever defina muito bem tema que tenha a ver com uma dor ou
necessidade do seu público-alvo, e escolha as melhores palavras-chave.
Pesquise inspirações em
artigos, vídeos , infográficos, slides e anote os temas mais relevantes. Faça
um mapa mental para organizar todas essas informações. A ideia central do
artigo tem que estar destacada para ser identificada com rapidez.
Comece a escrever com
introduções que despertem o interesse do leitor, de modo que ele fique
envolvido e continue a ler os próximos parágrafos.
Quebre o texto em vários
pedaços, utilize listas, subtítulos, imagens. Revise a parte gramatical e
utilize palavras simples de entender.
5. Coletar e-mail
A melhor estratégia de
marketing digital é levar a sua audiência para o seu funil de relacionamento, é
a partir desse momento que você vai utilizar o e-mail marketing para fazer
mais vendas persuasivas.
Tenha sempre no seu blog uma
estratégia para captar e-mail do lead, seja através do link ou da caixa de
captura.
Pense em um tema bem
relevante para a sua audiência e totalmente irresistível, pode ser e-book,
vídeo aula, infográficos. Ao disponibilizar um conteúdo gratuito, em troca você
recebe o e-mail do seu futuro cliente.
Aproveite e se inscreva logo acima e não perca nenhum conteúdo que pode te ajudar a atingir suas metas e sonhos.
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